/
Jun 15, 2023

Uma Visão sobre Liderança

Uma Visão sobre Liderança

Por Dinis Santana (Talent Manager, Bee Engineering ) para a Líder Magazine

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
José Saramago (1995), Ensaio sobre a Cegueira.

É desta forma que José Saramago inicia a viagem por um ensaio em que sentimos a angústia de não ver e onde percebemos que visão é sinónimo de poder.

A visão é fundamental para nos orientarmos. Para seguir nocaminho certo e para evitar perigos que estão à nossa frente. É vital paraseguir novos caminhos e ter sucesso no desconhecido. No mesmo livro, Saramagoexplica que a visão, numa análise mais altruísta, “é a responsabilidade deter olhos quando os outros os perderam”. Porém, não é apenas aquilo que vemoscom os olhos abertos, mas também aquilo que vemos de olhos fechados.

Visão é capacidade de influenciar. Visão é capacidade demotivar. Visão é margem para errar. Visão é combustível para avançar. Visão éliderança.

Não há líder sem visão, mas também não há visão sem um líder.No entanto, é comum estarmos num ambiente cheio de líderes sem visão, ou repletode visões sem líder. É por isso que muitas organizações não progridem. Podematé crescer, mas não avançam. Não raras vezes, isto acontece porque a liderançaé apenas um status-quo. É-se líder por decreto e não por ambição, intuição oureconhecimento dos seus pares. Nos momentos de incerteza, ser líder, tem semprede significar ser o exemplo, ser o primeiro da fila a puxar a corda paracolocar a pedra pesada no topo da pirâmide. Significa ter visão para conduzirpelo melhor caminho quem o segue, ter coragem para dar o primeiro passo, mesmoquando não se sabe ao certo o caminho. A primeira visão de um líder, tem de sero sucesso de quem o segue e nunca o seu próprio sucesso. É neste ponto críticoque as lideranças têm a sua prova de fogo e que se diferenciam os líderes natosdaqueles que são instituídos por decreto. É aqui que se percebe quem são oslíderes escudo e os líderes escudados.

Mark Cuban, famoso empreendedor norte americano que, entreoutras coisas, é conhecido por ser o dono da equipa de NBA Dallas Mavericks,contou numa entrevista que, após a aquisição de equipa por 285 milhões dedólares, não se preocupou em ter um grande escritório ou uma grande secretária.Em vez disso, instalou-se no meio da equipa de vendas, numa mesa igual à detodos os outros, com um telefone igual ao de todos os outros e com uma listaonde constavam os contactos de antigos clientes/adeptos da equipa que deixaramde ir aos jogos. Começou a ligar, um a um, em frente a toda a equipa de vendas,a explicar os novos preços e pacotes de bilhetes e a promover um conjunto denovos serviços, com objetivo de angariar antigos clientes e convencê-los avoltar ao pavilhão para verem a sua equipa favorita. Segundo ele, se vai pediralgo à equipa, ele próprio será o primeiro a fazê-lo e explicou que, destaforma, está a alinhar os objetivos comuns, através do exemplo e da motivaçãoque daí advém, com os objetivos individuais de cada pessoa da sua equipa. Pormais simples que possa parecer, com esta ação, um dos homens mais ricos dosEUA, não só deu exemplo, como se expôs à vulnerabilidade que o insucesso dedeterminadas ações nos pode colocar. No entanto, nada disso estava no mindsetde Mark e porquê? Porque é um líder com visão.

Claro que o medo e a incerteza são parte de qualquer naliderança. Mas esses sentimentos não podem levar a que o líder use a sua equipapara se proteger. O líder que não tem a coragem para ser a ponta aguçada da flechae que, por medo, se torna o arco de arremesso, deixou de ser líder. O líder temde ser sempre a força motriz que motiva a equipa a avançar.

Ser líder não significa ter todas as respostas, ou sabertodos os caminhos. Ser líder não significa querer para si todo o poder e ser oditador de todas as regras. Ser líder significa ser humano. Por isso, deixemosos líderes serem humanos e sentirem-se confortáveis a assumir vulnerabilidades.Tiremos dos líderes a responsabilidade de todo o sucesso ou de todo o fracasso.O líder conduz, mas também deixa outros conduzir.

O segredo da liderança, não está em ter apenas um bom líder euma boa visão. O segredo, reside na capacidade de criar um ecossistema derelações humanas. Sejamos humanos. Humanizemos os nossos líderes, assumamos aresponsabilidade de ser o líder que há em cada um de nós.

A liderança precisa de visão. Abram os olhos, vejam e avancem.

Fonte: https://lidermagazine.sapo.pt/uma-visao-sobre-lideranca/

Recent Posts

Bee Engineering in Quem é Quem nas TIC?" 2024
Bee Engineering hosts Dare2Live in Porto
Bee Engineering celebrates diversity with Multicultural Arraial